Inadimplência Escolar

assas-mediacoes-especialidades-inadimplencia-escolar-2

Conheça sobre nossa especialidade Tributário

A inadimplência é sem nenhuma dúvida um fator determinante no insucesso de qualquer empresa, mais ainda nas escolas, quer sejam as Escolas Particulares, Faculdades e Universidades, assim como nas Profissionalizantes ou as de Idiomas. Quando a inadimplência cresce, a evasão também cresce. Mas os custos são muito difíceis de se controlar. No segmento educacional, a inadimplência pode facilmente bater na casa dos 20, 30 até 40% em alguns casos.

Mas a Asas Mediações tem soluções que podem atender alunos, pais de alunos e, principalmente, a própria instituição de maneira que o equilíbrio pode ser estabelecido com um pouco de gestão e um pouco de negociação nos casos de inadimplência instalada.

Na ótica da gestão, nos contratos celebrados para regular o relacionamento instituição e aluno, deve ser adotado a inclusão da Cláusula Compromissória, em substituição da cláusula que elege o foro de determinada Comarca para resolver as divergências oriundas do respectivo instrumento. Isso obrigará pais de alunos a tratarem as divergências existentes na escola sempre de amigável e através de Mediação.

Na ótica prática no caso de atrasos em pagamentos e evasões, toda a cobrança dos inadimplentes ficará à cargo da Asas Mediações, que ficará responsável em fazer acordos em nome da Escola, sem causar constrangimento entre as Partes e, muito menos, um sentimento de coação sobre o aluno, já que nosso procedimento é humanizado e sigiloso, sempre realizando as audiências fora do ambiente escolar e, na maioria das vezes, através de sessões online.

Tais acordos serão feitos sempre dentro da política determinada pela instituição, que deverá ser de certa maneira flexível para que o recebimento ocorra e o aluno seja mantido em sala de aula até o final do curso ou do período contratado.

Podemos dizer que a Mediação é um método de resolução de conflitos em que um terceiro independente e imparcial, nosso(a) Mediador(a), mas com capacidade, treinamento e conhecimento técnico comprovado para as sessões de mediação que levam em conta sempre que o procedimento é específico para relações continuadas, como é o caso das relações escolares.

Os requisitos para ser Mediador extrajudicial estão no artigo 09 da lei 13.140/2015, a saber: qualquer pessoa treinada e capaz, que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer Mediação, alguém que tenha conhecimento profundo de administração escolar.

As vantagens de se utilizar a Mediação como maneira de diminuir a inadimplência e manter o aluno em sala de aula, são enormes:

  • Celeridade nas soluções de inadimplência;
  • O sigilo garantido em todas fases do processo;
  • Se presta a evitar o desgaste escola-aluno com uma cobrança tradicional;
  • Evita o longo desgaste de um processo judicial, quando o mesmo é ventilado ou utilizado;
  • Tudo é tratado por profissionais especializados na solução do problema;
  • A informalidade estará sempre presente, permitindo que as Partes cheguem à uma solução que atenda os mútuos interesses, sempre flexíveis e direcionadas a obter agilidade;
  • Assim, a utilização da Mediação para a solução de conflitos serve para facilitar a vida tanto do dono de escola, quanto aluno devedor, evitando medidas drásticas que podem afugentar o aluno e ser uma propaganda negativa da Escola.

Temos que esclarecer que a Mediação Escolar não se aplica apenas para os casos de Inadimplência. No ambiente escolar, também podem surgir desavenças. Seja com alunos, profissionais da escola ou pais. São situações de diferentes espécies, que envolvem problemas de todos os níveis, como bullying, indisciplina, violência, discussões, desavenças, vandalismo, evasão escolar, depressão infantil, conflitos pedagógicos, entre outros. Para resolver conflitos como esses, a Mediação é indicada pois busca restaurar a harmonia por meio do diálogo que, executada pela Asas Mediações através de modernas técnicas e preservando a continuidade das relações, pode trazer a paz social e profissional para a sua instituição.

Procure informações aqui na Asas Mediações, através do link Mediação Escolar para a Inadimplentes.

Inscreva-se com seu email e fique por dentro das novidades

  • (11) 99988-7261 / (11) 98510-7892
  • atendimento@asasmediacoes.com.br
  • Avenida Paulista, 2073 - Horsa II, 17º. andar, cj 1702 - São Paulo/SP - 01311-940